Resenha Crítica: Ricardo e Vânia
- Matheus De Angeli
- 29 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Analise do livro-reportagem de Chico Felitti
Ricardo e Vânia é um livro escrito pelo jornalista Chico Felitti que aborda a temática LGBT e conta a história por trás de uma figura caricata, o Fofão da Augusta.
No ano de 2017, Chico Felitti produziu uma reportagem para o BuzzFeed que "viralizou" e teve 1 milhão de acessos em poucos dias. Com tamanha repercussão, os leitores começaram a enviar mensagens para Chico contando histórias com Ricardo, daí surgiu a ideia de produzir o livro sobre a figura que era conhecida superficialmente por muitos, como Fofão da Augusta.
A estrutura da obra é composta de 195 páginas quem contam a história de Ricardo e Vânia. Ricardo foi um grande maquiador e cabelereiro que se apaixonou por Vagner e viveram um romance, o livro aborda ainda o contexto LGBT nos anos 70 e 80.
A narrativa envolvente mostra como era ser gay nos anos 70 e 80, tudo começou com o autor fazendo um perfil de Ricardo abordado na primeira metade do livro, onde o autor traz histórias sobre uma figura caricata da cidade de São Paulo. Ricardo era rico, de família tradicional e foi parar na rua pela não aceitação de seus pais sobre sua sexualidade, com a velhice foi parar na Cracolândia segundo Chico Felitti em entrevista a jornalista e apresentadora Regina Volpato.
Vânia por sua vez, mora em Paris onde revolucionou o mercado de sexo no velho continente e hoje tem muito dinheiro. Mulher trans, Vânia foi a pioneira na França e abriu porta para muitas outras.
A obra contém muita pessoalidade do autor, foi muito perceptível ver que Chico Felitti estava muito envolvido na história e isso pode ter ajudado em algum momento, tendo em vista que foram realizadas muitas entrevistas para traçar o perfil de Ricardo.
O livro pode ser considerado bom, ele contém tudo que um livro reportagem tem que ter. Mas vale pontuar que na segunda metade do livro, onde Vânia assume o papel principal, o livro passa a ficar mais cansativo mesmo não perdendo qualidade em seu conteúdo. O último encontro dos dois, foi via chamada de vídeo onde Ricardo disse que Vagner havia sido o amor de sua vida, algo muito comovente, isso nas próprias palavras do autor.
Comments