Gestão de contratos para micro e pequenas empresas: o que é e como funciona
- Matheus De Angeli
- 6 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Manter a organização dos contratos é fundamental para o bom funcionamento dos processos dentro de uma empresa, mas você sabe como funciona e para quê servem?

As micro e pequenas empresas (MEI) são as principais empregadoras do país de acordo com o SEBRAE, representando cerca de 27% do PIB nacional. Levando em consideração o alto número de brasileiros empregados pelas MEI, os empregadores precisam se atentar à gestão de contratos de seus funcionários.
Nesse artigo você irá entender a importância do bom gerenciamento de contratos, além de conferir uma excelente dica que separei pra você.
Qual a importância dos contratos?
A organização de uma empresa é essencial para o crescimento e bom faturamento, dentro dessa organização, os contratos são parte fundamental para manter uma boa relação com clientes, fornecedores e funcionários.
O bom gerenciamento desses contratos geram ainda mais confiança nos clientes, credibilizando a empresa e gerando mais confiança no público.
Como fazer uma gestão de contratos?
Aqui vão algumas dicas para fazer uma boa gestão de contratos.
Centralize seus contratos em um lugar só
É muito mais simples e rápido quando está tudo organizado em um só lugar, dessa forma, o risco de descumprir prazos é menor.
Invista em uma boa plataforma de gestão de contratos
Com o auxílio da tecnologia, gerenciar todos os setores de sua empresa fica mais fácil, simples e rápido. Apostar na automatização é um bom caminho para centralizar toda demanda e não perder nenhum prazo, dessa forma, é possível evitar maiores problemas.
Ferramentas para a gestão de contratos
As empresas utilizam muitas tecnologias para melhorar suas rotinas.
Três ferramentas podem ser usadas para gerenciar a automação de contratos:
1. Concord Free;
2. OneSoft Connect Free;
3. Agiloft.
Quais os benefícios de uma boa gestão de contratos?
As empresas que desejam ter uma vantagem competitiva devem considerar o uso da automação de gerenciamento de contratos. Este sistema ajudaria a automatizar o processo, tornando-o mais eficiente, e garantindo maior segurança jurídica.
Outros benefícios da automação são:
As partes de um contrato podem ter mais certeza sobre o que se espera delas legalmente;
As empresas podem ajudar seus fornecedores a se alinharem com suas políticas internas comprando mais deles;
A integração com outros departamentos, como jurídico e financeiro;
Agendar prazos, entregas e pagamentos fica mais fácil quando todas as partes usam a mesma plataforma.
Conclusão
Toda empresa depende de muitas relações contratuais, seja com funcionários, terceirizados, parceiros, clientes ou até mesmo fornecedores. Por conta disso, a automação e boa gestão de contratos possibilita maior controle por meio da digitalização de registros, padronização de processos e otimização de fluxos de trabalho. Como resultado, há menos perdas e interrupções operacionais ou legais.
É possível ter toda a segurança jurídica com um time de especialistas, se adequando às suas demandas por meio de uma ferramenta de tecnologia inteligente.
Comments